sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Caril verde de Camarão á Tailandesa.

Publico esta receita em homenagem ao Dr. Santana (um Homem bom, pai de um amigo meu e Ex-Professor de Cirurgia da Faculdade Clássica de Medicina) e que, dizia e acredito piamente que sim, que a adorava.
Receita para 4 pessoas: atenção que esta receita é mesmo explosiva!
Ingredientes para o caril: 500 gr de Camarão cru médio, 1 chávena e meia de leite de coco (já existe uma versão light á venda no mercado), 1 chávena de água, 1 a 3 colheres de sopa de pasta de caril verde (ver receita abaixo publicada), 6 folhas de lima Keffir (existe um mini-mercado chinês na Av. Almirante Reis/Rua da Palma, quem desce em direcção ao Martim Moniz, do lado esquerdo, que as vende congeladas e mesmo originárias da Tailândia), uma embalagem de feijão verde cobra - fresco ou congelado -, 2 colheres de sopa de molho de peixe Tailandês, 2 colheres de sopa de sumo de lima, 2 colheres de chá de casca de lima ralada, 2 colheres de sopa de açúcar castanho ou amarelo (para os diabéticos substituam por adoçante granulado), 1 chávena de folhas de coentros frescos.
Preparação: Descasque os camarões, deixando as caudas intactas. Faça uma incisão nas costas dos camarões se estes forem de um tamanho maior e retire-lhes os veios pretos; reserve-os. Aqueça o leite de coco e a água num wok ou numa panela durante 5 minutos em lume médio; adicione a pasta de caril, as folhas de lima Kaffir e o feijão verde; leve a ferver durante 10 minutos ou até que este esteja quase cozido; adicione os camarões e ferva por mais 5 minutos ou até os camarões estarem cor-de-rosa; adicione o molho de peixe, o sumo de lima e a casca ralada, o açúcar/adoçante e ajuste os temperos se necessário; polvilhe/salpique com as folhas de coentros. Acompanhe com arroz, preferencialmente cozido ao vapor. Bom Apetite.

Sem comentários: