segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Arroz para Sushi


Um dado importante a reter é que o arroz para fazer Sushi deve ser de grão curto, utilize preferencialmente arroz japonês á venda em supermercados que vendam produtos orientais ou em lojas da especialidade. Cá em casa todos apreciamos comida Japonesa (até o filho e a filha que são novatos) e eu quando não me dá a preguiça, faço Sushi e Sashimi caseiro que além de sair muito mais barato fica, modéstia á parte, bom. Outro dado importante: para fazer o molho de vinagre para misturar no arroz, nunca por nunca, utilize um recipiente de alumínio. Se não tiver uma tigela de madeira e uma espátula de arroz japonesas pode substituir por uma saladeira plástica larga e uma colher de pau larga para misturar o arroz com o molho de vinagre de arroz. Outro conselho: para fazer a mostarda japonesa ou Wasabi, aconselho que utilize wasabi em pó e digo isto porque já adquiri várias marcas de wasabi pré-confecionadas e o aroma não se compara. Posto isto vamos ao trabalho!
Ingredientes para o arroz de sushi: dependendo da quantidade de convivas, 1 a 3 chávenas de chá de arroz, o dobro da quantidade + 1/3 de água , alga kombu (um pedaço de 14 cm por 10 cm, com dois ou 3 cortes na vertical).
Ingredientes para o molho de vinagre de arroz: 2 a 4 colheres de sopa de vinagre de arroz, meia ou 1 colher de sopa de açúcar (para os diabéticos 1 colher de café de adoçante), 1/4 ou meia colher de chá de sal.
Preparação do arroz I (continua): coloque o arroz num passador/escorredor largo e lave-o em água fria até que esta saia limpída. deixe o arroz no recipiente por cerca de 20 minutos. Coloque o arroz e a água numa panela , adicione a Kombu. logo que ferva, deixe cozer por 5 minutos.; se necessário baixe o lume para que a água não saia da panela e deixe cozer em lume brando durante + 10 minutos. retire do lume e deixe arrefecer sem destapar por mais 10 minutos, findo o qual deve retirar a alga.
Preparação do molho de vinagre de arroz: Leve ao lume sem deixar ferver num recipiente não metálico ou coloque num recepiente de porcelana e leve ao microondas durante 1 minuto, o vinagre, o açucar/adoçante e o sal mexendo sempre sem deixar ferver até que os ingredientes estejam bem dissolvidos no vinagre. retire e de igual modo deixe arrefecer.
Preparação do arroz II: retire o arroz da panela e coloque-o no recipiente onde irá efectuar a mistura, coloque um pouco do molho por cima do arroz, espalhe-o e adicione aos poucos o resto do molho no arroz, envolvendo até que este se apresente com um certo brilho. (vá abanando o arroz á medida que vai deitando o molho). Está pronto. Bom Apetite.

Sem comentários: