quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Pastéis de camarão à tailandesa e molho de coentros (pode ser consumido por diabéticos).


(entrada para 4 pessoas ou se preferir como prato principal, altere as quantidades e acompanhe com o que desejar).
Ingredientes: 500 gr de camarão cru sem tripa e descascado - se preferir pode substituir por surumi mas o sabor não é tão agradável - ; 1/2 chávena de cebolinhas picadas; 1c de chá de erva limão picada, 2 folhas de lima ou de limão demolhadas em água a ferver durante 15 minutos e depois finamente picadas; 1 clara de ovo; 1 colher de sopa de molho de peixe ou em alternativa sal a gosto, 1 colher de sopa de molho de lima; 1 colher de chá de molho picante (facultativo); meia chávena de pão ralado; 2 olheres de sopa de hortelã fresca, picada; 2 colheres de sopa de coentros frescos, picados. Sirva acompanhado por molho de coentros (ver receita abaixo).
Preparação:
- Coloque o camarão na picadora e pique-o grosseiramente , junte as cebolinhas, a erva-limão picada, as folhas de lima, a clara de ovo, o molho de peixe ou o sal e o molho de malagueta (opcional) e pique para misturar. Transfira a mistura para uma taça, adicione o pão ralado, a hortelã e os coentros.
- Com a mistura faça pasteis (redondos ou rectangulares ou de outra forma mais a seu gosto), coloque-os numa travessa forrada com película aderente, tape e leve ao frigorifico durante 30 minutos ou até obter uma massa firme.
- Leve-os ao forno a assar a 210º C, ou se preferir pincele-os com um pouco de óleo e frite-os (se os fritar não aconselho aos diabéticos).
Molho de coentros:
2 colheres de sopa de coentros frescos picados; 1 cebolinha verde picada; 1 dente de alho esmagado; 1 colher de chá de açucar amarelo (para os diabéticos coloque 1 pastilha/1 pacote de adoçante); meia chávena de vinagre de arroz ou de xerez ou vinho do Porto/Madeira seco(diabéticos: só o vinagre!); 2 colheres de chá de molho de soja light se não tiver light coloque 1 colhere de chá de água ao molho de soja; meia colher de chá de molho de malagueta (opcional)
- Coloque os coentros, as cebolinhas, o alho, o acuçar/adoçante, o vinagre e o molho de peixe ou sal, o de soja e o de malagueta numa taça. Misture bem e sirva com os pasteis de camarão. Bom apetite.

2 comentários:

Anónimo disse...

Este nosso amigo é um génio <:o)=
Virinha

Miguel Sousa Dias disse...

Ai isso é que não sou, ando cá por fora das lamparinas.