sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Azevias de Grão (receita para 4 pessoas)

Ingredientes:
Massa: 250 gr de farinha, 2 ovos, 1 pitada de sal, 2 colheres de sopa de manteiga (aconselho manteiga magra e para os diabéticos, creme vegetal), 1 dl de água morna.
Recheio: 500 gr de grão, 250 gr de açucar (para os diabéticos 25 gr de adoçante em pó/granulado), 1,25 dl de água, canela, raspas de limão. se preferir usar grão "natural" terá de o demolhar de véspera num recipiente com água e no dia seguinte coze-lo durante 60 minutos.
Preparação:
- Amasse a farinha, os ovos o sal e a gordura/creme vegetal e ligue tudo com água morna. deixe repousar por cerca de 30 minutos.
- Reduza o grão a puré e reserve.
- Num tacho, leve o açucar/adoçante e o 1,25 dl de água ao lume durante cerca de 3 minutoa ou até obter ponto de fio (29º Baumé - deixe escorrer com cuidado a calda de açucar/adoçante de uma colher até esta formar um fio).
- Retire o tacho do lume e junte o puré de grão, uma pitada de canela e algumas raspas de limão.
- Após o tempo de repouso da massa estende-a com um rolo e corte vários bocados com um formato oval (existem no mercado umas formas plásticas para fazer rissóis que pode utilizar, se não tiver corte a massa com uma faca ou um cortador de pizza).
- Estenda a massa com um rolo e corte vários pedaços ovais.
- Recheie os bocados de massa com o preparado do puré de grão, feche-os e frite em óleo a 180º. sirva polvilhado de açucar/adoçante. Bom apetite.

Sem comentários: