quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Legumes gratinados no forno (courgettes, beringelas, pimentos e tomates)


Ingredientes: (Para 4/6 pessoas): 2 cebolas cortadas ás rodelas finas, 2 pimentos verdes e 2 encarnados (sem as sementes, sem a parte branca interior e cortados ás fatias fininhas), 2 beringelas (cortadas ás fatias e sem as extremidades), 800 gr de courgettes (cortadas ás fatias e sem as extremidades), 3 tomates grandes (cortados ás fatias), 2 dentes de alho, 1 colher de sobremesa de óregãos, 2 colheres de sopa de folhas de salsa ou coentros, 30 gr de manteiga, 5 colheres de sopa de azeite, 25 gr de pão ralado, 40 gr de queijo ralado (1 embalagem), sal e pimenta a gosto e 30 gr de manteiga.
Preparação: Lave os legumes. misture numa taça o pão com o queijo ralados. Numa frigideira coloque 3 das 5 colheres de azeite, adicione os dentes de alho picados, as cebolas cortadas ás rodelas, os pimentos e refogue até que estes estejam bem cozidos. Tempere com sal e a pimenta. Adicione as beringelas e deixe refogar até que se apresentem tenras. num tabuleiro que possa ir ao forno (de Pirex, de barro vidrado ou de outro material que possua), coloque o preparado anterior. Por cima vá colocando alternadamente as fatias de courgettes e de tomates, coloque as 2 restantes colheres de azeite, salpique com os orégãos e as folhas de salsa ou coentros e coloque no forno durante cerca de 20-25 minutos. Retire momentaneamente do forno para salpicar com a mistura do pão ralado e do queijo, adicione a manteiga e leve novamente ao forno a gratinar. Bom Apetite.
P.S. - Se não apreciar algum destes legumes, pode substituir por outros, tais como cogumelos frescos laminados, couve flôr previamente meio cozida etc.

Sem comentários: