domingo, 10 de janeiro de 2010

Bolo de Queijo


Pois não tenho nada contra as últimas decorações deste bolo que estão na moda, cobertura com compotas variadas, com frutos silvestres etc - até porque sou da opinião de que "os olhos também comem" - mas a receita original não os utiliza e é essa que aqui publico.
Ingredientes: 9 tostas de embalagem, 40 gramas de manteiga, 135 gr de açúcar/13,5 gr de adoçante granulado, 1/2 Kg de queijo fresco, 1 colher de sopa de sumo de limão, 1 colher de chá de raspas de limão, 5 ovos.
Preparação: Moa as tostas com a ajuda de um pano de cozinha, batendo e esmagando-as com um martelo de cozinha. Misture as tostas desfeitas com duas colheres de sopa de açúcar/2 colheres de chá de adoçante e a manteiga e envolva com as mãos até que os ingredientes fiquem bem ligados. Ligue o forno e regule-o a uma temperatura de 150º Celsius. Numa forma/tarteira de fundo solto bem untada, comprima o preparado anterior de forma a cobrir o fundo completamente. Desfaça o queijo fresco e bata-o até que ganhe a consistência de um creme, adicionando o remanescente açúcar/adoçante, o sumo e as raspas do limão e as gemas. Bata as claras em castelo e envolva muito bem no preparado anterior. deite-o sobre as tostas e leve ao lume á temperatura indicada durante cerca de uma hora e 1/4 ou até que este apresente uma cor dourada. Retire do forno, deixe arrefecer +/- 15 minutos após o que pode desenformar. Arrefeça o bolo no frigorífico durante 30 minutos, retire-o até que este fique á temperatura ambiente e sirva acompanhado de um bom chá quente da sua preferência -no Inverno - ou de um copo de sumo de frutos da sua preferência - no Verão- Bom Apetite.

2 comentários:

Anónimo disse...

Olha que mesmo sem a cobertura tem muito bom aspecto

Beijocas


Tininha

Miguel de Sousa Dias disse...

E fica mesmo bom.