sábado, 27 de fevereiro de 2010

Vieiras grelhadas com feijão branco guisado.


Ingredientes (para 4 pessoas):
16 vieiras limpas, frescas ou congeladas, sumo de dois limões grandes, 250 gr de feijão branco demolhado ou se preferir de lata, 2 colheres de sopa de azeite, 2 colheres de sopa de alho picado, 1 cebola média picada, 1 cenoura picada, 200 gr de tomate pelado picado. 4 colheres de sopa de salsa picada, 1 colher de sopa de manjericão fresco picado, 2 folhas de louro sem o veio central das mesmas, 2 chávenas de caldo de frango/galinha sem gordura (sugiro que passe sob um filtro de café ou coloque num passador médio uma folha de papel de cozinha e filtre o caldo), sal e pimenta (esta última opcional), a gosto.
Preparação das Vieiras: marine as vieiras, colocando-as num recipiente e regue-as com o sumo dos limões, 1 colher de sopa de alho picado e sal e pimenta a gosto, deixando a marinar durante cerca de 30 minutos para que as mesmas absorvam o sabor. Após a marinada coloque 1 colher de sopa de azeite numa frigideira anti-aderente e grelhe as vieiras de ambos os lados. (sugiro que prepare o feijão previamente de forma a que depois de pronto possa colocar as vieiras com o feijão e possa servir de imediato).
Preparação do feijão branco guisado: Numa panela, em lume brando, coloque 1 colher de sopa de azeite, 1 colher de sopa de alho picado, a cebola picada, a cenoura picada, o tomate pelado, a salsa e o manjericão e refogue por 2 a 3 minutos; com a ajuda de uma "varinha mágica" pique os ingredientes, reduzindo a puré; adicione as folhas de louro, o caldo de frango/galinha, e coloque os feijões a cozer, podendo aumentar para lume médio, até que estes se apresente tenros e adicionando previamente, o sal a gosto. Se desejar, pode acompanhar com um pouco de salada de alface. Bom Apetite.

Sem comentários: