sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Filetes de Polvo com arroz do mesmo (receita para 4/6 pessoas dependendo do apetite dos comensais)


Esta receita lembra-me um Restaurante no Luso que os faz divinamente (passo a publicidade: o Cesteiro, onde as doses são bem servidas e o preço muito aceitável. vale a pena a visita).
Ingredientes para os filetes de polvo: 1 polvo grande, 1 cebola, 5 a 6 dentes de alho, sumo de 1 limão, 150 gr de farinha, 1 ovo, 2 colheres de sopa de azeite, 2 a 3 colheres de azeite, sal e pimenta a gosto, óleo ou azeite para fritar, chouriço de carne, q.b..
Ingredientes para o arroz de polvo: 2 a 3 chávenas de chá de arroz, 1 cebola, 1 colher de concentrado de tomate ou tomate pelado, água onde cozeu o polvo, sal a gosto, 1 molho de coentros ou salsa picados.
Preparação dos filetes de polvo: Coza o polvo ou numa panela normal ou de pressão, com uma cebola com a casca em bastante água. Se não utilizar a panela de pressão deixe o polvo arrefecer na própria água onde cozeu - fica mais tenro e não deite fora a água onde o cozeu. Retire-o da panela e retire-lhe a pele. Corte as extremidades dos tentáculos e a parte da cabeça do polvo em pequenos pedaços e reserve (servirão para preparar o arroz). Corte os tentáculos em pedaços com cerca de 7 cm e depois fatie-os. Coloque num recipiente os filetes e tempere-os com o sumo do limão, sal a gosto e os alhos picados. Coloque a farinha numa tigela, adicione um pouco de água, o ovo, o azeite e tempere com sal a gosto e se apreciar, um pouco de pimenta. Misture o preparado anterior de forma a que fique um polme bem ligado. Aqueça o forno a 150º Celsius (que servirá para colocar os filetes que vai fritando, de forma a manter a temperatura dos filetes quentes). Retire os filetes da marinada e passe-os por farinha e pelo polme, fritando-os de seguida e coloque-os sobre papel de cozinha ou papel absorvente.
Preparação do arroz: Numa panela coloque um bom fio de bom azeite , uma cebola picada, a colher de sopa de concentrado de tomate e os pedaços de chouriço de carne, deixando apurar. Coloque a água onde cozeu o polvo na proporção de duas chávenas e meia de água por cada de arroz de forma a que este fique bem "malandrinho". Deixe que a água levante fervura e coloque então o arroz até que este se apresente cozido, tendo o cuidado de não o destapar de modo a que não fique seco. Retire os filetes do forno, coloque o arroz num recipiente salpicado com as ervas picadas. Bom Apetite.

1 comentário:

JB disse...

vamos a concurso?
é que arroz de polvo é a minha especialidade! e tem truque!
junta chouriço no refogado e vais ver a maravilha!