sábado, 6 de fevereiro de 2010

Bifes de Seitan grelhados e cogumelos Shitake com molho de ostras.






Receita para 4 pessoas (pode ser consumido por diabéticos).
Ingredientes para os bifes de Seitan: 400 a 500 gr de Seitan, sumo de 2 limões, 4 dentes de alho grandes fatiados ou se preferir alho em pó.
Ingredientes para os cogumelos Shitake com molho de ostras: 1 bom fio de azeite, 100 gr de cogumelos Shitake desidratados, 2 colheres de sopa de molho de ostra, 1 colher de sopa de cebolinho picado, sal e pimenta preta a gosto (esta última é facultativa).
Preparação:
A) Corte o Seitan em bifes com a espessura de um dedo e tempere-os com o sumo dos limões e os dentes de alho ou com o alho em pó e deixe que os aromas se envolvam cerca de 10 a 15 minutos.
B) Num recipiente médio/grande coloque os cogumelos com água (não deite fora a água depois desta operação) por cerca de 10 minutos e corte em fatias não muito finas..
C) Aqueça o forno a uma temperatura de cerca de 150ª Celsius.
D) Grelhe os bifes de seitan, de ambos os lados e coloque-os num recipiente que colocará no forno, enquanto prepara os cogumelos.
E) Num Wook (se não tiver pode ser feito numa frigideira larga e alta) coloque um bom fio de azeite, um pouco da água onde colocou os cogumelos, as duas colheres de sopa de molho de ostra, o cebolinho e deixe apurar.; coloque os cogumelos deixe cozinhar por cerca de 5 minutos, ou até que os cogumelos se apresentem tenros. Bom Apetite.
P.S. - Se preferir pode substituir por bifes de vaca ou de frango.

Sem comentários: