domingo, 21 de fevereiro de 2010

Bolo de chocolate (definitivamente impróprio para diabéticos).


Ingredientes para o bolo: 140 g de manteiga, 140 g de açúcar, 6 ovos, 180 g de chocolate de cozinha, 30 g de açúcar granulado, 1 saquinho de açúcar de baunilha, 140 g de farinha com fermento, 100 g de compota/geleia de damasco.
Preparação do bolo: Misture a manteiga, o açúcar, o açúcar de baunilha e as gemas até obter uma mistura cremosa; acrescente o chocolate - ralado ou derretido - e bata até ficar espumoso; bata as claras de ovo com o açúcar granulado até obter claras em castelo e adicione ao preparado anterior juntamente com a farinha; coloque a mistura numa forma bem untada e coloque no forno préviamente aquecido a 170 ° Celsius durante uma hora: abra ligeiramente a porta do forno durante 15 minutos deixando o bolo no seu interior; retire do forno e deixe arrefecer bem; corte o bolo em metade, espalhe sob a camada inferior a compota de damasco e coloque novamente a metade superior do bolo.
Ingredientes para a cobertura: 300 gr de açucar, 100 gr de chocolate, 80 gr de cacau em pó, 1,25 dl de água.
Preparação da cobertura: Numa panela coloque a água, o açucar, o chocolate partido em pedaços pequenos e o cacau em pó até obter ponto de fio. Com o bolo já arrefecido, coloque esta mistura por toda a superfície do bolo. Bom Apetite.

Sem comentários: