segunda-feira, 29 de março de 2010

Espetadas de galinha Satay (receita Tailandesa) 4-6 pessoas


Ingredientes: 4 peitos de frango sem pele e desossados;

PARA A MARINADA:
1 cebola pequena finamente picada; 1 dente de alho amassado; 1 peça de raiz de gengibre com 2,5 cm, descascada e ralada; 2 colheres de molho de soja escuro; 2 colheres de sopa de coentros; 2 colheres de sopa açúcar mascavo, 1 colher de sopa de limão ou de lima; 1 colher de sopa de óleo vegetal;

MOLHO: 300 ml de leite de coco, 4 colheres de manteiga de amendoim; 1 colher de sopa de molho de peixe tailandês, 1 colher de sopa de sumo de limão ou de lima, sal e pimenta.

Preparação: aparar a gordura do frango e corte então em tiras finas com cerca de 6-7 cm.; Para fazer a marinada, coloque todos os ingredientes num recepiente fundo e misture bem; adicione as tiras de frango e vire na marinada até que fique bem revestido. Cubra e deixe marinar por 2 horas ou (para um melhor resultado) coloque durante a noite no frigorífico; retire a carne da marinada e coloque-a em espetos de bambu ou espetos de madeira finos; grelhe o frango durante 8-10 minutos, virando e colocando um pouco da marinada até que este esteja devidamente grelhado; enquanto isso, para fazer o molho, misture o leite de coco, a manteiga de amendoim, o molho de peixe e o sumo de de limão ou de lima numa panela; Deixar ferver por cerca de 5 minutos; tempere a gosto e sirva com os espetos satay. Acompanhe com rodelas de lima e uma salada de pepino. Bom Apetite.

Sem comentários: