sexta-feira, 5 de março de 2010

Escalopes Recheados á Suiça (receita para 4 pessoas)

O nome desta receita Suíça - Cordon bleu - cuja carne, na sua receita original, é feita com escalopes de vitela, também não resulta mal com bifes de frango, pelo que a opção fica ao seu critério.
Ingredientes: dependendo do tamanho dos escalopes de vitela/bifes de frango, 4 a 8; sal e pimenta a gosto; molho de tomate caseiro (preferencialmente) ou Ketchup; 4 a oito fatias de fiambre de porco ou de perú, 4 a 8 fatias de queijo ás fatias da sua preferência (Emmental, Gruyère, Flamengo, Gouda, Edam - porque não queijo das ilhas dos Açores? - etc), farinha para envolver, um a 2 limões cortados aos gomos, 1 a dois ovos batidos, pão ralado q.b.; azeite, manteiga magra ou óleo, para fritar.
Preparação: com a ajuda de um martelo de madeira, "sove" os escalopes/bifes de frango e adicione sal e pimenta a gosto, colocando do lado interno o molho de tomate/Ketchup onde colocará uma fatia de queijo - por escalope ou bife de frango - sob outra de fiambre. Se os escalopes forem pequenos, coloque outro por cima do anterior, fixando com palitos; se forem de um tamanho maior sobreponha um dos lados sob o outro, fixando de igual modo; num prato de sopa coloque o ovo batido, num prato raso coloque a farinha e noutro o pão ralado; passe os escalopes/bifes de frango pela farinha, depois pelos ovos batidos e no final pelo pão ralado. Frite cada escalope na gordura da sua preferência, de cada lado até que estes se apresentem dourados (mas não estorricados sff); Acompanhe com uma salada da sua preferência (e.g.: alface com cebola, gengibre fatiado ou alho e tomate) ou com batatas cozidas, ou couve-flor cozida ou uma macedónia de legumes com um molho de vinagrete (á proporção de duas colheres de azeite por uma de vinagre branco/tinto ou balsâmico) e com o(s) gomo(s ) do(s) limão(ões). Bom Apetite.

Sem comentários: