quarta-feira, 14 de abril de 2010

Filetes de Peixe Galo com açorda de berbigão (migas) - 4 Pessoas - pode ser consumido por diabéticos


Ingredientes:
Para os filetes: 800 gramas de filetes de peixe galo - ou outro á sua escolha - ; 3 dentes de alho; 1 Limão: 2 decilitros/20 centilitros de vinho branco; 150 gramas de farinha; 2 ovos; sal e pimenta a gosto; óleo ou azeite para fritar;
Para a açorda: 500 gramas de pão duro; 300 gramas de berbigão fresco; um bom fio de azeite; 2 dentes de alho; 1 ramo de coentros; sal a gosto.
Preparação:
Dos Filetes: Fatiam-se / cortam-se os filetes em bocados grossos; prepare uma marinada com 3 dentes de alho, vinho branco, o sumo de limão, sal e pimenta a gosto e coloque os filetes para adquirirem os sabores por cerca de 20 minutos; deixe escorrer e passe-os por farinha e os dois ovos batidos e fritam-se em óleo ou azeite bem quente. deixe escorrer e para que estes mantenham a temperatura, coloque-os em forno aquecido a 150º Celsius.
Da açorda: Coloque o pão de molho para que este amoleça; Numa frigideira larga, coloca-se o berbigão até que abram (os que não abrirem não os utilize porque com toda a certeza não estão em condições de serem degustados) e reserve a água que estes libertaram; Numa panela/tacho, coloca-se o azeite, os 2 dentes de alho picados em pequenos cubos, sal a gosto, e um pouco da água do berbigão; Após levantar fervura, acrescente o pão; Deixe ferver em lume brando e adicione um pouco de mais água do berbigão; elaborada a açorda adicione os berbigões e os coentros picados. Bom Apetite.

1 comentário:

Anónimo disse...

MAIS UMA PARA O MEU LIVRINHO ESPECIAL :-)

BEIJOCAS AMIGO